O centro de cultura J Inácio foi inaugurado em 2004, na última gestão do governo João Alves.
Durante muitos anos o Centro de Cultura J. Inácio foi palco de eventos pontuais e feiras de cultura onde artesãos diversos puderam comercializar seus trabalhos, além de ser espaço para eventos enaltecendo a cultura sergipana e divulgando diversos trabalhos de artista do estado.
Em 2021 o Centro de Cultura J. Inácio foi inaugurado e passa ser responsabilidade da prefeitura municipal de Aracaju. Nesse período iniciou-se degradação total do espaço, desagradando artistas e artesões que o frequentavam.
Os artesões insatisfeitos chegaram a acampar na entrada do centro protestando contra o mau funcionamento e degradação do local.
Edvaldo Nogueira era então prefeito de Aracaju e apesar de se nomear amigo das artes e cultura deu as costas para o importante Centro.
Edvaldo sempre se lembrava com carinho dos momentos difíceis que viveu quando era comunista e que J. Inácio sempre o ajudou e foi solidário em suas necessidades, mas, por ironia logo ele que reconhecia a ajuda de J. Inácio nos tempos amigos de sua história deu as costas para a história do artista deixando abandonado o Centro de Artes que levava seu nome.
Esta semana, com a ideia de marcar no Centro de Arte J. Inácio no evento em homenagem e lembrando o patrono do espaço de artes, fui surpreendida com o local ocupado agora com um Centro de Informática, uma parceria da Inovase com a Prefeitura Municipal de Aracaju, ainda na gestão do Edvaldo Nogueira.
Como aceitar que se desfaça um tradicional espaço de arte e cultura, instalado em um local adequado à recepção de sergipanos e turistas para dar lugar a um Centro de Informática? Não haverá outro local para instalar esse trabalho de iniciativa particular? Ao saber desse fato fui até o Centro de Artes onde, surpresa com o espaço ocupado inadequadamente, me apresentei à recepcionista solicitando acesso ao diretor do local para apresentar o projeto – Uma retrospectiva da arte de J. Inácio- até então patrono do local.
A recepcionista me informou que o diretor estava em reunião e que o local não é mais o Centro de Cultura e Arte J. Inácio e que até a placa com o seu nome seria jogava fora. A placa que foi colocada na gestão de Guga Viana. É triste revoltante saber que o ex. prefeito Edvaldo Nogueira, sem o apoio ou conhecimento da comunidade artística do estado fechou um Centro de artes que beneficiava inúmeros artistas e artesãos para ceder o espaço a iniciativa privada atuar em área diversas do que o espaço se propunha.
Certa de que essa atitude devia ser do conhecimento de todos os sergipanos, exponho aqui esse absurdo.
